Jardim de infância

Áreas de Conteúdo

 As Áreas de Conteúdo bem como os domínios de aprendizagem enunciados nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar constituem referências gerais para a prática educativa e devem ser orientadoras de todo o trabalho pedagógico e fazer parte integrante de todo o processo de aprendizagem. Devem, pois ser levadas a cabo em todo o processo de planeamento e avaliação das situações e oportunidades de aprendizagem.

Segundo consta nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar são três as Áreas de Conteúdo a desenvolver no ensino pré-escolar: a Área de Formação Pessoal e Social; a Área de Expressão e Comunicação, que compreende três domínios (domínio das expressões: expressão plástica, expressão dramática, expressão motora e expressão musical; o domínio da linguagem e abordagem à escrita e o domínio da matemática) e por fim, a Área de Conhecimento do Mundo.

A Área de Formação Pessoal e Social é considerada uma área transversal, dado que todas as componentes curriculares deverão contribuir para promover nos alunos atitudes e valores que lhes permitam tornarem-se cidadãos conscientes e solidários, capacitando-os para a resolução dos problemas da vida. Também a educação pré-escolar deve favorecer a formação da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário.

 (in Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar)

A Área de Expressão e Comunicação engloba as aprendizagens relacionadas com as expressões, sendo a única área de conteúdo que distingue vários domínios de aprendizagem. O educador de infância deverá favorecer o contacto com as várias formas de expressão e comunicação, proporcionando o prazer de realizar novas experiências, valorizando as descobertas da criança, apoiando a reflexão sobre estas experiências e descobertas, de modo a permitir uma apropriação dos diferentes meios de expressão e comunicação.

(in Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar)

Por fim, a Área de Conhecimento do Mundo centra-se na curiosidade natural da criança e no seu desejo de saber e querer perceber o porquê das coisas. Essa curiosidade natural deverá ser fomentada e alargada na educação pré-escolar através de oportunidades de contactar com novas situações que são simultaneamente, ocasiões de descoberta e de exploração do mundo.